.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Erva-Mate

História

Na chegada, os imigrantes encontraram nestas paisagens a grande mata muito rica em araucárias, madeira de lei e erva-mate. Os imigrantes já partilhavam com outras raças seus hábitos, e um destes é o chimarrão.


A erva começou a ser extraída das plantas nativas que encontravam-se em meio à mata. Com meios bastante primitivos, a erva era desgalhada a facão, amontoada e sapecada com fogo. Logo após esfriar, eram feitos feixes atados com taquaras ou cipós e eram denominados macacos. Colocados sob uma armação e através de fogo realizava-se a secagem. Depois de seca, era cancheada e socada no pilão para o uso doméstico.


Com a construção dos carijos, houve uma modernização, a erva-mate era colhida em cestos, colocados em raídos que eram amarrados com taquaras e transportados com carroças até o barbaquá, onde era passada pela sapecadeira; dali, levada até a arapuca que era feita de ripas e o fogo feito no conduto subterrâneo, indo até o salão onde acontecia a secagem mais ou menos em 24 horas. Estava pronta a carijada.


Depois de seca, era triturada através de um cilindro tocado a cavalo. Após, triturada era moída através do manjolo, este tocado com a força d’água. Mais tarde, trocou-se o cilindro pelo cancheadeira a motor e hoje elétrica.

Atualmente, temos em nosso município 7.270 hectares cultivados de erva-mate, cuja produção anual é de 4.335.300 arrobas/ano.


.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arvorezinha - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.