Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Arvorezinha, segunda-feira, 23 de maio de 2022 Telefone (51) 3772-0300

Atendimento Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Arvorezinha – Terra da Erva-Mate e do Melhor Chimarrão

Subindo a montanha a 750 metros de altitude (IBGE) chegamos à Arvorezinha. Um cenário mágico de filme de distantes aldeias italianas? Um cartão postal no arco da montanha, ou uma terna tela de Guignard?
Arvorezinha é uma cidade de 10.422 pessoas (População estimada – IBGE, 2021), clara e perfumada, ao pé de um majestoso morro manchado de hortênsias. No seu cume, uma bela igreja histórica e uma figueira (que lhe dá o nome) velam a saga e os sonhos de uma cultura portuguesa, italiana e outras, comprometida profundamente, com seu desenvolvimento em múltiplas direções.
Esse pedaço temperado de América vem alcançando ao mundo, incansavelmente, sua qualificada produção em erva-mate, cerâmica, basalto, agropecuária, além de diferenciados doces caseiros. Já a paisagem de Arvorezinha não precisa dizer a que veio. Épica e grandiosa, recostada no peito da floresta atlântica, se abre em trilhas ecológicas, peraus, bosques singulares e se oferece como provisão ao habitante do século XXI, faminto de equilíbrio e beleza.
À porta da montanha um povo acolhedor espera o visitante para o largo abraço. Dentro das casas e da alma os fogões estão acesos. E sabores especiais são servidos com o aroma de pátria distante e presente.
Tanto a administração quanto a cultura do município estão empenhados em responder aos anseios da comunidade, em intercâmbios amplos e eventos memoráveis. Festa da Erva Mate, Natal no Morro, entre outros.
Distante 200 km de Porto Alegre, o município se constitui de uma área de 271,643km² (IBGE) e do alto da montanha, sinaliza equilíbrios cósmicos e sociais num contexto político de integrações, em que o visitante é o grande convidado a conhecer e participar de sua história e projetos. E fraternalmente, como manda a Erva Mate, a amorosa deusa desse chão gaúcho.


Covid

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/05/2022

Portal atualizado em: 17/05/2022 15:45:04

Prefeitura Municipal de Arvorezinha - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.